04 de julho de 2016 • Mercado

Entenda o que o aluno espera da sua Instituição de Ensino!

Students in class (color toned image)

 

Um mercado em expansão e cheio de ofertas é a área de ensino e educação. Não há dúvidas de que exista uma demanda alta e que a concorrência tem se comportado agressivamente para captar e conquistar alunos interessados e, muitas vezes, perdidos em meio a tantas opções. Encontrar uma instituição de ensino que tenha compromisso e entenda os anseios dos alunos não é uma tarefa fácil!

Diretores, professores e donos de escolas têm, a cada dia mais, a difícil missão de oferecer serviços e conteúdos que venham de encontro à busca desses alunos. Por isso, listamos 4 expectativas mais comuns entre os alunos e como fazer para atendê-las. Confira!

Professores capacitados

Uma instituição de ensino que ofereça um corpo docente capacitado e preparado para ensinar é o maior anseio dos alunos. Com um mercado tão saturado de ofertas e com informações disponíveis na internet, o que se espera dos professores é que tenham conteúdo relevante e atual, que sejam dinâmicos e envolvam os alunos em suas aulas; que estimulem o diálogo e que ofereçam recursos além do que a escola já disponibiliza.

Portanto, a instituição deve comprometer-se em buscar profissionais qualificados, que sejam mediadores do ensino e levem, os alunos, o conhecimento de melhor qualidade.

Conhecimento do mercado de trabalho

Uma preocupação recorrente é saber se, ao final do curso, os alunos estarão aptos para o mercado de trabalho. O que se espera da instituição de ensino é tenha preocupação com o planejamento dos cursos, oferecendo aulas em várias línguas, que envolvam gestores de empresas na programação dos cursos e que tenham o objetivo de formar profissionais que atendam às demandas atuais do mercado de trabalho.

A instituição pode criar um programa de estágios, em parceria com empresas, e oferecer, aos alunos, a oportunidade de vivenciar e colocar em prática o que aprendem em sala de aula.

Programas de financiamentos da instituição de ensino

Em tempos de crise, este é sem dúvida um ponto diferencial! Comunicar claramente quais são os programas de financiamento aceitos pela instituição de ensino, além de ser uma forma transparente de conversar com seu público, também é um atrativo para captar novos alunos.

Divulgue os programas de bolsas de estudos e intercâmbios que a instituição possua. E, se não os tiver, procure agregar a oferta destes itens em seu pacote de benefícios. Esses são atrativos decisivos para muitos alunos, ao pesquisarem o melhor lugar para estudar.

Atividades extracurriculares

Uma instituição que se preocupa em oferecer atividades e cursos extras conseguirá manter seus alunos comprometidos e, ainda, agregar novos alunos. Cursos complementares, que tenham o objetivo de estimular o conhecimento e expandir o valor do currículo escolar, são atrativos para a geração que pretende se destacar no mercado de trabalho.

A instituição de ensino deve buscar parceria com empresas que ofereçam cursos profissionalizantes e que tenham conteúdo para agregar à sua programação escolar.

Atender às expectativas dos alunos não é tão complicado quanto parece. Porém, analisando as expectativas listadas aqui, entendemos que o aluno procura por uma instituição de ensino que tenha compromisso e amor por aquilo que faz e oferece, diariamente.

Você gostou do post de hoje? Então, para conhecer mais sobre o universo dos estudos e dos cursos profissionalizantes, curta nossa página do Facebook e fique por dentro das novidades! Até a próxima!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta