04 de julho de 2016 • Sem categoria

Como aumentar o engajamento de alunos e funcionários em sua escola?

como-aumentar-o-engajamento-de-alunos-e-funcionarios-em-sua-escola20520

A educação vem passando por inovações, utilizando novas metodologias que facilitam o aprendizado e até melhoram a relação entre professores e alunos. A tecnologia avançada contribui bastante para favorecer o engajamento e a escola deve ser um ambiente aberto para se consagrar novas metodologias educacionais e que incrementem o relacionamento entre todos os envolvidos.

Confira algumas estratégias que podem ajudar a aumentar o engajamento de alunos e funcionários em uma escola:

Promoção de eventos

Uma das formas de otimizar o engajamento é através da realização de eventos diferentes, como palestras, seminários, cursos, apresentações e visitações. Trata-se de procurar maneiras de se reunir grupos de pessoas diferentes, estimulando o relacionamento entre professores, funcionários da instituição e alunos. Além disso, são formas de oferecer mais conhecimento específico sobre determinados assuntos e fomentar discussões que podem até influenciar no crescimento da escola.

Mídias digitais

Outros recursos são oferecidos através das mídias digitais, em especial as redes sociais e blogs. Utilize esses mecanismos para estimular o relacionamento entre os funcionários de sua escola e os alunos, enviando mensagens, fazendo comentários e propondo trabalhos. É possível também promover concursos e competições educacionais através dessas mídias, além de postar conteúdos informativos para estimular a aprendizagem. Uma boa opção seria oferecer cursos online e games educativos.

Há ainda plataformas especificamente voltadas para a educação de crianças, alunos do ensino médios, vestibulandos e concurseiros, ou mesmo desenvolvidas para funcionários que trabalhem na área da educação. A própria escola poderá desenvolver uma plataforma, blog ou site especial para suas atividades, tendo em mente que o design e o funcionamento da página precisam ser atraentes para os visitantes.

Procure também oferecer canais online de comunicação entre o aluno e a instituição, para que possam tirar suas dúvidas ou deixar seus comentários de forma mais prática.

Linguagem adequada

É necessário otimizar a linguagem para captar mais alunos e fidelizar os que já estão na escola, procurando estabelecer um contato mais direto e que dê a impressão de proximidade. Nas mídias digitais, pode ser mais efetivo adotar uma linguagem menos formal e mais objetiva, que demonstre atenção às novas tendências.

O mesmo vale para momentos de contato pessoal, uma vez que o distanciamento do professor, com uso de uma linguagem inapropriada, desestimula o aluno, tornando as aulas cansativas e indesejadas (até para o próprio professor).

Transparência na gestão

Todos os processos hoje devem recorrer à transparência, pois essa metodologia de trabalho permite o acompanhamento das atividades e do desempenho tanto por alunos e professores como por funcionários da administração.

O setor educacional só tem a ganhar com a transparência na gestão, ao deixar bem claros objetivos e metas, permitir que os alunos participem dos processos decisórios e confiram se, de fato, tudo que foi proposto está sendo executado. Dessa forma, será possível também exigir um comprometimento maior dos próprios alunos para com seus deveres.

Contextualização

A estratégia da contextualização consiste em transmitir os assuntos lançando mão de exemplos e narrativas de modo a facilitar o entendimento de quem está ouvindo. Assim, o aluno compreenderá melhor e terá mais motivos para participar e perguntar.

Contextualize, explicando episódios do passado e comparando com eventos modernos, aludindo ao mundo dos jovens (games, filmes, literatura) e procurando sempre relacionar com as comunidades de prática a que os estudantes pertençam.

Inovação

Usar slides, vídeos, objetos, mapas, áudios e outros materiais pode tornar a aula mais dinâmica e interessante. Criar atividades que permitam maior interação entre os alunos, inclusive trabalho em grupo ou duplas, pode ser uma solução para aqueles que não se sentem motivados a se engajar individualmente. Modificar o ambiente de aula, oferecer uma aula em espaço aberto ou em outro local também pode trazer outro “ar” a certas matérias.

Pesquise em sites, revistas, canais de televisão e acompanhe as atualizações das grandes escolas e as recomendações dos pedagogos, principalmente no que diz respeito às estratégias de inovação.

E você, já aplica estratégias eficazes de engajamento no ambiente escolar? Como anda o relacionamento entre os funcionários e os alunos? Deixe seu comentário abaixo e confira também como reter os alunos em sua escola de maneira efetiva.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta