Portrait of two businesswomen working with papers in office 09 de junho de 2016 • Gestão

Por que investir em uma gestão pedagógica eficiente na sua instituição?

Portrait of two businesswomen working with papers in office

Portrait of two businesswomen working with papers in office

A retração econômica do país e o aumento da concorrência no setor educacional tornaram necessária a adoção de medidas e estratégias que garantam o aprimoramento da gestão pedagógica e o crescimento do desempenho dos alunos, impulsionando a escola para uma melhor colocação no mercado.

O planejamento adequado pode ser decisivo para melhorar o ambiente de aprendizagem dos estudantes, além de maximizar a gestão dos recursos e garantir melhores resultados. O propósito do planejamento não é decidir o que deve ser feito no futuro, mas o que deve ser feito agora para moldar e orientar a administração com foco no futuro.

O valor real de uma gestão pedagógica eficiente é uma maneira poderosa e eficaz para construir unidade entre os colaboradores, aprimorar a administração e a obtenção de recursos e melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem.

O tempo dedicado ao processo de planejamento varia de escola para escola e depende dos recursos disponíveis para aplicar no projeto. Mesmo assim, seja um processo com dois dias de duração, seja um com 12 meses de duração, rapidamente a comunidade escolar — colaboradores, pais e alunos — perceberão as mudanças e os benefícios. Para auxiliá-lo no planejamento da gestão pedagógica da sua instituição, separamos 4 dicas. Confira!

Valores e missão da escola

As escolas particulares, muitas vezes, têm de lidar com a mudança de circunstâncias ao seu redor. Com isso, pequenos ajustes podem ser necessários para que se mantenham fiéis à boa qualidade de ensino e bem inseridas no mercado.

Definir os valores e a missão da instituição é fundamental para ter um eixo central de atuação. Mas é importante também estar aberto para fazer os ajustes necessários, de acordo com o contexto, a fim de garantir o cumprimento da missão estabelecida.

Gestão pedagógica

O gerenciamento de uma grande equipe de colaboradores de uma escola, que é composta desde professores a funcionários da limpeza, pode ser mais fácil com a formação de um quadro de direção para a tomada de decisões.

Os diretores precisam estar envolvidos com os coordenadores pedagógicos e a equipe de professores. Assim, garantem maior aptidão para tomar a decisão correta frente a um desafio e a planejar melhor as operações da escola, de acordo com a capacidade de investimento.

Decisões fundamentais para a gestão são mais confiáveis quando um exame completo das possíveis consequências é feito e as prioridades são claramente definidas, de acordo com as necessidades da escola.

Monitoramento e avaliação de desempenho

Para garantir que a escola esteja funcionando da melhor maneira possível e que o ensino esteja de acordo com o planejado, é fundamental monitorar e avaliar o desempenho dos colaboradores. Para isso, é importante definir critérios e estabelecer metas para cada função.

Na avaliação, deve-se levar em conta a liderança da direção da escola, o compromisso dos colaboradores com a missão e os valores da instituição (não apenas com as questões cotidianas), a qualidade do ensino e o grau de aprendizagem dos alunos.

Foco nos alunos e na participação dos pais

O objetivo de uma escola é garantir o melhor aprendizado possível para seus alunos. Por isso, nunca perca o foco. É preciso estar próximo aos estudantes e dar espaço para que eles participem do dia a dia da escola. Além disso, incentivar que os pais e as mães se aproximem da escola fortalece o processo educacional, incentiva ainda mais os alunos e garante uma gestão mais democrática.

Gostou das nossas dicas? Divida conosco as experiências de sua escola. Deixe um comentário!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta